terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma Legião de Masoquistas e Egoístas

    O blog mais uma vez vem trazer reflexões polêmicas, e desta vez resolveu pegar pesado. Será um jogo duro, mas na bola.
  O autor tem batalhado pelo resgate das relações pessoais e isso passa muito além de um processo de conscientização; tem que ter determinação para se resgatar isso, e determinação passa obrigatoriamente por gerenciar melhor o tempo.
  As pessoas hoje se tornaram egoístas e masoquistas(com raríssimas exceções), que não se deram conta de que é muito mais prático fazer e manter as amizades hoje do que há 30 anos ou mais, pois naquela época se trabalhava mais do que hoje e nem todas as pessoas(na verdade, a maioria delas não possuíam) possuíam algum telefone para contato(por mais que os masoquistas atuais inventem que estão sem tempo para aproximarem-se das pessoas). Sim,  inventam , porque além de masoquistas são egoístas , pois se podem passar 2 horas ou mais em redes sociais, podem perfeitamente usar esse período para estreitar os laços e amizades pessoalmente ; a questão não é falta de tempo, mas falta de gerenciamento dele, uma consequência lógica da era da tolice que vivemos(o ser humano hoje está mais tolo, e quem diz isso não sou eu; veja o título da Revista Super Interessante do mês de setembro de 2018 no link https://super.abril.com.br/especiais/a-era-da-burrice/ ). O autor deixa claro que jamais usará o termo burrice, pois como legítimo defensor dos animais, não aceita que se menospreze esse simpático muar, que na verdade é mais inteligente do que se pensa.
  Como podemos demonstrar que não se priorizam as amizades e ao mesmo tempo não se gerencia o tempo de forma eficiente(sem querer ser arrogante, mas de gerenciar tempo, pouquíssimas pessoas entendem mais do que o autor) ? Simples; além do já citado exemplo das redes sociais, perdeu-se também o hábito de simplificar as coisas. Tarefas que podem ser feitas simultaneamente, como por exemplo caminhar e ir ao supermercado, ao cinema, visitar um amigo e tantas outras coisas que possam vir à mente do leitor são feitas separadamente. Sim, porque se reservando os minutos para a caminhada separadamente dos minutos a se ir a um local, já perdemos o tempo que teríamos livres para fazer outras atividades essenciais(como por exemplo, encontrar pessoalmente um amigo), além de tornarmos sedentários e escravos dos veículos motorizados. 
  Outro exemplo bem clássico de como se perder minutos bobos, mas cruciais reside no fato de não irmos direto ao ponto, como por exemplo ao chegarmos em casa ficarmos com leseira e não fazermos nada, atrasando nossa refeição, nosso banho e dificultando a tarefa de ler, de contactar um amigo ou mesmo de fazer uma breve visita a alguém. 
  E a leitura ? Infelizmente é algo em extinção e a prova maior disso são os grotescos erros de Portugueis(olha um erro proposital, pois obviamente sei que se escreve Português), tais como: confundir mas com mais, escrever imagi ao invés de imagem, trocar mostrar por amostrar e, o pior deles, não entender tempos verbais, pois é comum cometer erros do tipo "Se chorei ou se sorrir(...)", quando na verdade o correto é Se chorei ou se sorri(...) (o autor colocou as reticências entre parenteses por se tratar de um trecho da música Emoções, interpretada por Roberto Carlos e composta pelo próprio em parceria com Erasmo Carlos). E o incrível erro "para dá", quando neste caso deveria ser usado no infinitivo.
  Os momentos de lazer ? Estão em extinção justamente pela tolice do ser humano, aliada ao seu masoquismo e da vontade de usar "muletas". Sim, muletas no sentido de poder usar a falta de tempo como desculpa, mas na verdade é o egoísmo aliado à falta de um gerenciamento eficiente do tempo está levando o mundo à bancarrota moral, onde se consideram as pessoas apenas um número.
  Vamos ver se você leu, e para isso, lanço um desafio: que tal sair do armário e deixar o sedentarismo físico e mental de lado, visitando alguém, lendo um livro e comentando aqui ? Detalhe, o autor sorteará 5 sessões de Barras de Access entre todos aqueles que comentarem este tópico  ou qualquer tópico anterior no blog até o dia 03/02/2019, mas tem que ser cometários concisos(não vale ser algo do tipo concordo, legal, e coisas do gênero, tem que ser em forma de texto com no mínimo 5 linhas e  sem erros de ortografia). Detalhe extra sobre o sorteio: se for alguém que resida em Aracaju, deverá estar pessoalmente no Restaurante Dona Dina, onde será realizado o sorteio, no dia 09/02/2019 a partir das 12:00h(não é necessário consumir, apenas a sua presença física, sendo que, se, você residir em outra cidade, estará dispensado de ir e concorrerá normalmente).
  Para encerrar, MEU E-MAIL É MARCELOALVARENGA@YAHOO.COM.BR E MEU TELEFONE É 32312401 
  

4 comentários:

  1. Na atualidade encontrar com as pessoas está se tornando cada vez mais uma raridade, com a justificativa de que "não tenho tempo" mas, ao defendemos que tomar um café com as amigos(as)é como se fosse uma terapia, nos faz muito bem e nos traz um enorme bem estar. Então, senhor Marcelo, continue com suas tentativas de ir ao encontro das pessoas. Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário, mas vai uma dica válida a todos que lerem esta resposta: evitem fazer comentários no período noturno, pois, a luz proveniente de equipamentos eletrônicos interfere negativamente no nosso sono e, consequentemente na nossa saúde física, mental e espiritual.

      Excluir
  2. Infelizmente, a arte de se reunir com pessoas está quase em extinção. Penso que a escassez de tempo alegada por muitos não passa de uma desculpa menor para esconder, de verdade, as fraquezas de nossa alma e o medo de revelar o grande vazio existencial que toma conta de tais pessoas. Então, não querendo saber quem somos é melhor ficar escondido na telinha do whatsapp.
    Parabéns pelas verdades ditas no seu belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, que na verdade foi um brilhante complemento a este texto.
      Realmente, é algo desafiador a arte de reunir com pessoas(infelizmente, pois deveria fazer parte do cotidiano de cada um).

      Excluir