segunda-feira, 14 de maio de 2018

A verdadeira rede social

  O blog volta a fazer uma publicação após mais de 1 ano de inatividade e desta vez para refletirmos sobre algo que tem sido um verdadeiro ladrão de tempo, de sentimentos e de emoções, que são as "redes sociais". O termo foi colocado entre aspas de forma proposital, pois o autor não vê tais sites viciantes como redes sociais.
  Redes sociais, no verdadeiro sentido da palavra, existem desde o início da humanidade, pois o ser humano foi feito para viver em sociedade, trocar gestos afetivos, como um abraço (que comprovadamente tem efeito terapêutico), um aperto de mão, entre tantas outras formas de afeto que só são possíveis através do contato real(e tais formas de afeto são imprescindíveis para  uma sociedade mais harmônica).
  Até meados da década de 90 era comum visitarmos as pessoas e recebermos visitas em nossas residências, sendo que boa parte das pessoas não tinham telefone(e não estou me referindo ao celular, que nem existia no Brasil e em boa parte do planeta até o início da década de 90), trabalhavam muito mais do que hoje(eis a "mágica" que as "redes sociais" ajudaram a fazer: as pessoas trabalhando menos e tendo menos tempo livre para o próximo, posto que muitas profissões desapareceram ou desaparecerão devido à tecnologia e outras requisitam menos tempo - e menos pessoas - trabalhando para exercer o mesmo ofício). Sim, com toda certeza não é a nossa atividade profissional o maior obstáculo ; o maior obstáculo é o tempo que desperdiçamos nas "redes sociais" e nos whatsapps da vida desperdiçando tempo e energia com coisas fúteis(sim, quem tem disponibilidade para passar 2 horas seguidas compartilhando o que vê no facebook ou no whatsapp, com toda certeza teria tempo de visitar um amigo ou receber alguma visita, ainda que more nas maiores cidades do planeta).
  Muitos podem argumentar que passamos a conhecer mais pessoas, algo que o autor deste blog concorda em parte, pois passamos a ter alguns conhecidos reais e muitos conhecidos virtuais, sendo que boa parte dos conhecidos reais não se tornam nossos amigos. O autor pede licença para usar uma expressão (não muito delicada) :  é uma verdadeira balela essa história de que temos 500, 600, às vezes até 1000 ou mais amigos de facebook. Não se tem tudo isso, pois boa parte dessas pessoas são apenas um número(como somos números nos bancos, nos cadastros das instituições públicas ou privadas, na nossa identificação, etc).
  O resultado de tudo isso: a depressão -  doença que existia, antes do advento da Internet, em proporções bem menores que as atuais - é hoje uma verdadeira epidemia, sendo a 2ª doença que mais tem causado afastamento das atividades profissionais. Detalhe: as pessoas tem se sentido cada vez mais sozinhas e para mascararem isso, recorrem às "redes sociais" para afastarem-se da solidão, mas continuam a se sentirem mais sozinhas. A cocaína virtual( assim o autor denomina as "redes sociais") faz com que as pessoas sintam-se cada vez mais dependentes das "redes sociais", afetando sua qualidade de sono, tornando-se frequentes as enxaquecas e ainda adquirindo uma verdadeira preguiça mental quando o assunto é ler(o autor tem consciência que a maioria dos leitores não chegará nesta parte do texto). Basta observamos que quando estamos aguardando um atendimento num consultório ou num escritório, quando estamos aguardando um voo, quando estamos aguardando uma loja abrir, por exemplo, criamos o hábito de ficarmos olhando o whatsapp ao invés de lermos um livro ou uma revista. Um detalhe: o autor afirma com 100% de certeza que nenhuma das mensagens de whatsapp, facebook ou qualquer uma dessas demoníacas invenções é urgente. Como ter certeza de tal afirmação? Muito simples: quando temos algo urgente, ligamos imediatamente para a pessoa com quem precisamos falar algo.
  O autor encerra esta publicação (mas sem esgotar o assunto) , respeitando aqueles que vierem a discordar do blog e ao mesmo tempo propondo celebrar a amizade num encontroa se realizar em minha residência no próximo sábado (19/05/2018) às 17:00h.  Sim, é no sentido real e o endereço e como chegar pode ser obtido ligando para (79)-32312401 (por questões de segurança só será passado o endereço para quem o autor realmente conheça, já que esse encontro prioriza qualidade ao invés de quantidade) , pelo e-mail marceloalvarenga@yahoo.com.br ou através de um comentário nesta postagem(neste caso, você se identifica e passa seu e-mail ou telefone).
  Fiquem com Deus !!!
  Beijos no coração de cada um.

  Marcelo Alvarenga
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário