quarta-feira, 24 de junho de 2020

Sergipe, amor a primeira vista


  Hoje, 24/06 é um dia especial para todos os nordestinos, em especial para nós sergipanos(embora o autor não tenha nascido na terra dos cajueiros de papagaio, se considera aracajuano de coração e , consequentemente, sergipano).
  Cheguei a Aracaju dia 27/10/2012 e permaneci por lá até 13/10/2019, sendo estes os 7 anos mais felizes de minha vida, o que faz o autor não apenas acreditar, mas ter certeza absoluta de que o retorno a Aracaju e uma questão de tempo e de curto prazo(ainda que não haja nenhum indício de datas, mas a meta está traçada e o universo conspirando a favor).
  Aracaju me acolheu com toda a hospitalidade sergipana e nesse Estado, as pessoas além de hospitaleiras, são simples, desde o porteiro de prédio até cidadãos da classe mais alta, o que levou o espectro de amizades ser amplo, pois tenho amigos em todas as classes sociais de Sergipe.
  Das aulas de Yoga no Parque da Sementeira, onde praticamente se deu início à minha carreira holística aos passeios ciclísticos e à família Lívia Team, da qual tenho orgulho de fazer parte sob a comando da iluminada Lívia Pires(a mineira mais sergipana que conheço).
  Mas Sergipe não está restrito à sua maravilhosa capital e cativa também com os cânions do Rio São Francisco, na cidade de Canindé do São Francisco já na divisa com Alagoas. Podemos também citar a graciosa Neópolis, separada da alagoana Penedo pelo Rio São Francisco formando mais uma parceria da natureza entre Sergipe e Alagoas através do Rio São Francisco, o velho Chico, como nós nordestinos carinhosamente apelidamos o rio da integração nacional.
  Há também a fria Simão Dias, mas com muito calor humano para oferecer (sim, Sergipe tem locais frios, apesar de ser conhecida pelas altas temperaturas), 
  A hospitaleira Lagarto também faz parte deste maravilhoso Estado, onde os papa-jacas (como carinhosamente os lagartenses são conhecidos) são pessoas simples e hospitaleiras, sendo que tenho a honra de ter amizades lagartenses em Aracaju. Nesta cidade, localiza a aconchegante Praça Philomeno Horta e merece também destaque, pela beleza natural, a Cachoeira do Saboeiro.
  Itabaiana, a terra dos caminhões e da cebola e outro local para se conhecer e temos aí uma das maiores reservas naturais de Sergipe: o Parque dos Falcões que é ladeado pela belíssima Serra de Itabaiana(onde o autor já teve o prazer de fazer uma belíssima trilha). Vale também uma visita ao povoado de Carrilhos, onde são
produzidas a maior parte das deliciosas castanhas sergipanas.
  As históricas São Cristóvão e Laranjeiras merecem ser visitadas. A primeira pelo seu centro histórico e que foi a capital de Sergipe até 17/03/1855, enquanto a segunda, além do centro histórico tem seus engenhos que a deixaram por muitos anos como uma das mais ricas cidades do Estado.
  Estado de grande riqueza cultural, com sua rica culinária e povo hospitaleiro, só pode ser homenageada aqui de uma forma muito especial e encerramos aqui a parte escrita, mas seguem com fotos e músicas sergipanas. 
  Só posso dizer uma coisa: Te amo Aracaju, Te amo Sergipe. O Nordeste é minha pátria.

   






  









2 comentários: