quarta-feira, 27 de março de 2019

São CriCri, corrida da emoção e solidariedade que já deixou saudade.




  No último sábado, 23/03/2019 foi o grande dia, programado há mais de um ano para acontecer, cercado de muitas emoções e superações em minha estreia oficial como meio-maratonista com 3 km além, posto que a corrida foi de 24 km, enquanto uma meia-maratona tem 21 km. Refiro-me à corrida Cidade de Aracaju, conhecida também por São Cristóvão-Aracaju e, mais carinhosamente, por SãoCriCri.
  A preparação oficial, começou no início deste ano, promovida com muito carinho e competência pela dupla Lívia-Geraldo, que ajudou, e muito, a lograr esse êxito. Foram treinos em ladeiras, pontes e muito mais, o que fez a temida prova se tornar menos difícil, embora fácil não seja, mas os treinamentos fazem ter tal sensação. Além do físico, foi trabalhado o psicológico de cada integrante com  uma belíssima exposição , com direito a meditação, da psicóloga esportiva Claúdia Canário. Não poderia deixar de agradecer pela eficiente parceria de Zak Moreira, que com suas práticas de movimento natural deu um aditivo  para o sucesso. E para concluir o parágrafo, também tenho muito a agradecer a esta excepcional atleta, a quem tenho a honra de tê-la como treinadora, Adriana Lopes e também a Marcel Maia pela sua multifuncionalidade como DJ e como treinador.
  Antes de relatar esta prova, vamos voltar ao ano de 2017, quando, finalmente, decidi entrar para este fascinante mundo das corridas, pensando inicialmente em correr apenas 5 km . Já pedalo há algum tempo e sempre gostei de caminhar, a ponto de , muitas vezes, tornar-me chato com pessoas que fazem questão de pegar ônibus ou irem de carro ou uber nessas "insignificantes" distâncias de Aracaju. Deixo claro, que respeito todas as opções, mas na minha mente, torna-se inconcebível que eu , com saúde totalmente em dia aos 51 anos de idade, me utilize de veículos para percorrer distâncias inferiores a 10 km(apenas vou de bicicleta ao trabalho, que fica a cerca de 3 km de onde moro, para ter tempo de almoçar em casa). Feito este breve relato, comecei a treinar por conta, 1 dia fazendo musculação e outro correndo(no início mais caminhando do que correndo), chegando a participar de 2 provas de forma independente(Corrida do Trabalhador e Corrida Touche) até descobrir os clubes de corrida. Pesquisados vários clubes, ao chegar no Lívia Team e ouvir aquele sotaque mineiro, além de uma carinhosa recepção, pensei comigo mesmo: aqui é meu lugar. Explicando a menção do sotaque mineiro, tenho Minas no sangue(meu pai é mineiro e 3 de meus saudosos avós também eram) e no coração.
Minha intuição estava certa e, logo no 1º dia de treino, tive o privilégio de conhecer Adriana sem saber que se tratava da mais completa atleta sergipana(só soube por meio dos colegas, tamanha a simplicidade de Adriana).  Com pouco mais de 1 mês de Lívia Team, fiquei conhecendo a história de Cristiano Goldenberg, que veio a Aracaju dar uma palestra e lançar o seu livro km 19. Seu exemplo de superação me motivou a querer correr meia-maratona e tive a honra de correr com ele na corrida da TV Atalaia(na ocasião, corri 5 km e ele 10). Uma pessoa que tem uma morte súbita na meia-maratona do Rio de Janeiro e consegue retornar com toda saúde e vitalidade, é algo muito forte e decidi me preparar para o grande dia.
  Indo para a corrida, iniciamos a preparação física em janeiro, com um treinamento na Ponte da Caueira, mas a preparação mental começou desde 2017 antes mesmo da palestra do Cristiano Goldenberg(começou no dia em que vi o vídeo em que ele conta sua história de superação). Passamos pelo treinamento das ladeiras de Atalaia, por trecho do percurso(16 km entre o portal de São Cristóvão e a UFS), por um treino na Ponte Aracaju-Barra, por 2 treinos com 5 voltas no Parque da Cidade, um treino de 20 km na Orla Por do Sol, até finalizar com um treino uma semana antes no horário da corrida.
  Passada a fase de treinamentos, fiz meu último treino antes da prova no dia 20/03, tirando os dias 21 e 22/03 para descanso e reforço nas meditações. Na véspera da corrida, um encontro no salão de festas do treinador Geraldo Filho, unindo corredores dos 2 clubes de corrida(Geraldo Filho Run Clun e Livia Team), contando com a palestras de corredores que vieram de outros Estados para correr, um deles inclusive com canal no youtube (Sérgio Rocha) dando dicas preciosas e motivando a turma. Terminado o encontro, fui para casa, brinquei um pouco com  as gatas e fui dormir.
  Enfim o grande dia, 23/03/2019 uma corrida tive o desafio de manter-me concentrado, pois, diferente da grande maioria, precisei superar algo além dos 24 km, um chamado fator externo: minha mãe encontra-se com a saúde fragilizada em Salvador, o que me levou a homenageá-la assim que recebi a minha medalha. Em torna das 13:00h cheguei à tenda do Lívia Team(montada em frente à OAB, na praça do Minigolfe, mesmo local de conclusão da prova) e fiquei aguardando até às 14:00h, quando um confortável ônibus nos deixou no local da largada (o Centro Histórico de São Cristóvão).
  Já devidamente instalados no Centro Histórico de São Cristóvão, ficamos no aguardo da largada, nos hidratamos, e fizemos o aquecimento e alongamento com Geraldo, que nos deixou prontos para o grande momento. Dada a largada, a emoção tomou conta e logo nos primeiros metros deu para perceber que a corrida seria especial(como de fato foi). Correndo e revivendo um momento histórico para Sergipe, onde em 17/03/1855 Inácio Barbosa foi caminhando exatamente do local da largada até o local da chegada representando a transferência da capital da então província de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju. Não havia corrido nem 100 metros e já tínhamos uma motivadora plateia: moradores ficaram na calçada nos aplaudindo e enviando palavras de apoio. Muito lindo isso, e , confesso que em alguns momentos da corrida fui às lágrimas pela emoção e felicidade.
  Saindo do Centro Histórico, começa o trecho mais desafiador do percurso: a Rodovia João Bebe Água com suas curvas e subidas, mas novamente a receptividade do público nos motivou a superar a Rodovia, que tem aproximadamente 12 km(metade de toda a prova). Eram moradores nos incentivando e meninos esticando o braço para batermos em suas mãos e isso foi se repetindo durante praticamente todo o percurso. Vencemos a João Bebe Água e chegamos ao Eduardo Gomes, passamos pelo Rosa Elze(bairros de São Cristóvão) e os incentivos continuavam. Ao passar pela UFS , ainda em São Cristóvão, continuamos com os incentivos. Um pouco depois da UFS, surgiu o maior desafio: um trecho totalmente às escuras(largamos durante o dia, e já era noite) , mas ao mesmo tempo de muita emoção, pois neste ponto havia concluído todo o trecho de São Cristóvão e chegado a Aracaju, com 18 km percorridos, faltando 6 para o grande momento. Logo após, passamos pela largada dos 5 km(próximo ao viaduto do Bairro América), ou seja, 19 km percorridos, o que me fez lembrar de Cristiano Goldenberg e falei para mim mesmo: venci o km 19. Depois disso,  foi administrar o que restava para a realização deste sonho. Ao chegar na praça Camerino, no Centro de Aracaju, foi difícil conter a emoção, pois havia chegado aos 23 km e estava no último km da prova. Este momento foi um misto de querer ao mesmo tempo cruzar a linha de chegada e querer prorrogar essa prova, que estava dando saudade antes mesmo do final.
   Chegou o grande momento: ao cruzar a linha de chegada, parecia estar acordando de um sonho: concluí os 24 km , recebi minha medalha e tratei logo de homenagear minha mãe ao dedicar esta conquista a ela e agora é preparar para o ano que vem, mas antes de finalizar esta postagem deixo meus parabéns a Adriana, que mais uma vez nos representou muito bem e beliscou outro pódio na corrida e também destaco a excelente performance das colegas Wilma e Laudicéia, que juntas dividiram o pódio dos 10 km da faixa etária delas.
   Parabéns a todos os envolvidos, e independente do tempo de cada um, vocês, ou melhor, nós, somos verdadeiros campeões. Até 2020!

      MEU E-MAIL É MARCELOALVARENGA@YAHOO.COM.BR
      MEU TELEFONE É 32312401

 
Com Lívia, esse ser humano especial , competentíssima  


                                            treinadora e motivadora. 

Treino na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros

Claúdia Canário, psicóloga esportiva, excelente motivadora

Zak Moreira, importantíssimo com seus treinos de mobilidade e movimento natural



Subida na Rodovia João Bebe Água



Já em Aracaju, aproximando cada vez mais do final.

Em 2017, com Cristiano Goldenberg, exemplo de superação

Multicampeã e nossa treinadora Adriana Lopes.

Concluída a prova, já com a medalha e homenagem



 
    

2 comentários:

  1. Marcelo, fico muito feliz em saber que deu certo e em saber que contribuí, ainda que tenha sido com muito pouco, para a realização do seu sonho. Sim, porque a São Criei é muito mais que uma corrida, é a realização de um sonho!!!
    Parabéns, Marcelo e pode ter certeza que no que depender de mim, a Psicologia do Esporte estará sempre pronta para te ajudar, quando você quiser e precisar!!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Claúdia, obrigado pela sua participação. Você contribuiu, ainda que tenha sido na última hora, mas foi de forma providencial e importante. Parabéns pelo seu trabalho e, principalmente por colocar em prática e deixar esta praga chamada sedentarismo cada vez mais afastada de nós.

    ResponderExcluir